Perguntas Frequentes

O que é a juçara?

A juçara é uma fruta proveniente da palmeira juçara, diferentemente do açaí, que provém do açaizeiro. Podemos denominar o nosso produto como “açaí”, porém denominando de “açaí da juçara”.

Enquanto o açaizeiro tem potencial de crescimento na Região Norte (Floresta Amazônica), a palmeira da juçara abrange os estados da Bahia até o Rio Grande do Sul – Região proveniente da Mata Atlântica.

Quais são os possíveis produtos que podem ser produzidos a partir da palmeira juçara?

A partir do fruto da juçara é possível se produzir a polpa, onde a mesma é utilizada na preparação de sucos, sorvetes, cremes, geleias, sorbets, etc.

Por que está ameaçada de extinção?

O palmito produzido pela árvore da juçara é considerado de melhor qualidade e apresenta maior rendimento do que os coletados em outras espécies, como o açaizeiro. No entanto, a árvore não rebrota após o corte do palmito, ou seja, a extração provoca a morte da planta.

Já o açaizeiro forma galhos que são remanejados para a extração de palmito ao longo da vida útil da planta, não causando a morte.

Por que a produção de polpa de açaí da palmeira juçara é sustentável?

A colheita do fruto não provoca a morte da palmeira e pode ser feita anualmente na mesma palmeira, rendendo sementes viáveis para replantio.

Qual (is) é (são) a (s) diferença (as) nutricional (is) entre a polpa de açaí e a polpa de açaí da juçara (por que é mais saudável?)?

Ambas possuem características nutricionais similares no quesito carboidratos, proteínas e gorduras, porém o açaí da juçara é mais rico em minerais, especialmente ferro e potássio, além de antioxidantes.

O que são antioxidantes?

São compostos que tem o poder de desempenhar um papel importante no mecanismo de defesa contra condições adversas, tornando-se importantes na prevenção de doenças crônicas. Também possuem ação antienvelhecimento.

Quais são os principais antioxidantes presentes no açaí da juçara e suas funções?

Antocianinas, responsáveis pela cor roxa natural do açaí da juçara.

O que é um produto orgânico? O que são práticas orgânicas?

Um produto orgânico é todo aquele que é elaborado/fabricado conforme as instruções determinadas pelo Ministério da Agricultura (MAPA), a partir da utilização de produtos e práticas de extrativismo e processo que sejam permitidas.

Por que utiliza-se inhame?

O inhame, além de ser fonte de nutrientes de lenta absorção, é utilizado para balancear a formulação do juçaí, aumentando a sua cremosidade.

Qual é a condição ideal armazenamento?

Recomenda-se o armazenamento com mínimo de -18°C. Nas gôndolas é permitida temperatura mínima de -12°C. A temperatura é importante para evitar o descongelamento e perda de qualidade do produto, inclusive em sabor e cremosidade.

O Juçaí possui glúten e/ou lactose?

Não. O Juçaí não possui em sua formulação qualquer ingrediente que seja fonte de lactose e/ou formação de glúten.

Qual é o diferencial do açúcar orgânico?

O guaraná utilizado provém de fontes naturais (aroma e extrato) e o seu composto é preparado na própria fábrica, ou seja, o juçaí não contém como ingrediente o xarope de guaraná já industrializado.

Qual a função do guaraná?

Além de ser uma fonte natural de energia, permite a saborização e um toque de dulçor.

O que é o cambuci?

O cambuci é uma fruta cítrica também nativa da Mata Atlântica, rica em vitamina C. A arvore já esteve ameaçada de extinção por conta da qualidade da madeira.

Onde posso comprar Juçaí?

Por enquanto, você pode encontrar nossos produtos nos estados do RJ e de SP. Acesse o link em nosso site para encontrar a loja mais próxima: jucai.com.br/onde-encontrar/

Onde posso encontrar as informações nutricionais sobre os produtos?

Acesse o link em nosso site com todas as informações nutricionais dos nossos produtos: jucai.com.br/nutritivo/

Gostaria de revender/saber os produtos, preços, valor mínimo de pedido…

Acesse o link em nosso site e preencha o formulário: jucai.com.br/seja-um-revendedor/

Existe alguma versão do Juçaí para diabéticos?

Temos uma versão sem adição de açúcares, mas que contém açúcares dos próprios ingredientes. Apenas médicos e nutricionistas podem fazer qualquer indicação de alimentos para diabéticos, por isso, recomendamos que você cheque com seu médico/nutricionista sobre seu consumo.

O açaí da Juçaí é puro?

Os nossos restaurantes e lanchonetes parceiros trabalham com a polpa do Juçaí, que é constituída apenas de frutos e água. Porém, o nosso sorbet, linha de produtos de sorvetes a base de água, contém outros ingredientes. Para consulta-los, bem como as demais informações nutricionais, acesse o seguinte link: jucai.com.br/nutritivo/

Gostaria de comprar a polpa sem adição de açúcar.

Em breve, você poderá comprar a nossa polpinha, constituída apenas de frutos e água, nas melhores lojas de sua cidade.

Há abertura para conhecer a fábrica do Juçaí?

Sim, há abertura para conhecer a fábrica do Juçaí. Porém, no momento, as visitas foram suspensas devido à pandemia do Covid-19.

Qual o posicionamento em relação a sustentabilidade X embalagem plástica?

O Juçaí tem uma parceria com a Polen, através da qual compensa 100% do volume de embalagens que coloca no mercado. Ou seja, por meio de tal parceria, conseguimos co-financiar a coleta, triagem e reinserção em um novo ciclo produtivo de uma massa de plástico e papel equivalente à que compõe as suas embalagens. Através desta ação de compensação, remuneramos cooperativas de catadores de materiais recicláveis pela quantidade de resíduos pós-consumo resgatada e destinada à indústria da reciclagem. Para mais informações sobre esse processo, acesse: *link*

O Juçaí possui leite na composição?

Não possuímos leite em nenhum produto do portfólio. Acesse o link em nosso site com todas as informações nutricionais dos nossos produtos: https://jucai.com.br/nutritivo/

Vocês adicionam açúcar?

Na composição de nossos sorbets (com exceção do sabor Zero) utilizamos o açúcar orgânico, que não contém aditivos não-permitidos e não passam por processos que sejam proibidos pelas práticas orgânicas. O sabor Zero é uma versão sem adição de açúcares, mas que contém açúcares dos próprios ingredientes. Além dos sorbets, temos a polpa pura de açaí da juçara, que é constituída apenas de frutos e água.

Tem adição de guaraná no Juçaí?

O guaraná utilizado provém de fontes naturais (aroma e extrato) e o seu composto é preparado na própria fábrica, ou seja, o Juçaí não contém como ingrediente o xarope de guaraná já industrializado.